segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PADRINHO E MADRINHA

             Na Igreja primitiva, a vida cristã era muito difícil e incerta. Haviam perseguições aos cristãos, as guerras eram constantes e muitas pessoas morriam prematuramente. Sendo assim, havia a possibilidade de após a morte dos pais, a criança batizada ficar aos cuidados de uma família pagã. Para evitar isto, a Igreja passou a adotar padrinhos, e estes assumiam o papel de pais espirituais. O papel do padrinho é muito importante. Os deveres dos padrinhos são grandes e fazem parte do próprio ritual do batismo. Por isso, exige-se que os padrinhos sejam também batizados e que, recebam instrução sobre os deveres e responsabilidades que assumiram.   
 

OS PADRINHOS



             Todo mundo sabe, que o padrinho e a madrinha do BATISMO/CRISMA são muito importantes. Não porque passam a ser compadres e comadres dos pais da criança. Mas, sim porque, quando você convida alguém para batizar seu filho, você está escolhendo essa pessoa para ser, simplesmente, o PAIZINHO e a MÃEZINHA dele. Porque com o batismo/crisma a pessoa escolhida passa a ter um parentesco espiritual com o afilhado. Eles assumem o compromisso de se responsabilizarem pela formação cristã do afilhado, caso os pais faltem ou não possam fazê-lo. Você já imaginou se você escolher um espírita para ser padrinho? Como ele pode se responsabilizar, se nem professa a fé cristã? Entende porque se exige que os padrinhos sejam católicos praticantes e/ou casados na Igreja? A escolha dos padrinhos deve ser feita sob critérios cristãos. Os padrinhos não podem ser escolhidos sob critérios alheios à Fé, como status, interesses, condições financeiras dos padrinhos, simples e puramente amizades e favores. Nem sempre estas pessoas são capazes de dar bons exemplos, e aí, como vão assumir a educação cristã do seu filho, se preciso for?
            O padrinho e a madrinha devem ser católicos totalmente iniciados na fé cristã. Daí se exigir deles que tenham os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia, além de no mínimo 16 anos de idade. A responsabilidade dos padrinhos é, de fato, muito grande, por isso é que a Igreja exige certa preparação de caráter catequético. Esta preparação é feita por meio de um curso de Batismo. Pais e padrinhos são obrigados a freqüentá-lo se quiserem, é lógico, batizar a criança na Igreja. E neste Curso que pais e padrinhos relembram as responsabilidades que pesam sobre eles, em relação à formação cristã que deverão mais tarde transmitir aos seus filhos e afilhados. Foi por isso que, no artigo passado, dizíamos que é triste ver como tantas pessoas reclamam e tentam driblar com jeitinhos os diversos cursos de preparação para alguns sacramentos. Neles pais e padrinhos tem a ótima ocasião de se prepararem para dar uma preparação espiritual melhor para seus filhos/afilhados e, também, renovarem as promessas do seu batismo, às vezes esquecido há muito tempo.    




SUGESTÕES PARA OS PADRINHOS

  • Adquira sempre o hábito de orar por seu afilhado.
  • Cultive a amizade do seu afilhado. Multiplique os contatos proveitosos. Lembre-se dos seus aniversários de nascimento e batismo, enviando-lhe uma carta ou lhe oferecendo um presente adequado.
  • Quando seu afilhado já tiver idade suficiente, faça com que ele seja matriculado na Catequese da Igreja e que a freqüente com a devida assiduidade.
  • Encoraje-o para que ele esteja sempre presente aos ofícios religiosos da Igreja.
  • Esforce-se para que ele possua a Bíblia e o Livro de Oração Comum e que os leia.
  • Esteja sempre que possível, em sua companhia durante os Ofícios Religiosos da Igreja.




ORAÇÃO DOS PADRINHOS


“Ó Senhor Jesus Cristo, que tomas as crianças nos braços de Tua misericórdia e as fazes membros vivos da Tua Igreja, concede graça, eu Te suplico, ao meu afilhado para que ele cresça na tua fé, obedeça à Tua palavra e persevere em Teu amor, a fim de que, fortalecido por teu Espírito Santo, possa resistir às tentações, vencer o mal, regozijar-se na vida que agora é, e habitar contigo na vida que há de vir, pelos teus méritos, ó misericordioso Salvador com o Pai e o Espírito Santo, vives e reinas um só Deus, pelos séculos sem fim”. 
  Amém.

Província Brasileira Central