sábado, 14 de novembro de 2009

Veja a humildade de uma devota de Maria Santíssima



Havia uma senhora muito simples que vendia verduras. Certo dia, Tia Joana, conhecida por todos na vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um protestante e perdeu o terço no jardim da casa dele. Passado alguns dias, Joana voltou novamente àquela casa. O protestante veio logo zombar de Tia Joana, e dizia para ela:
"-Você perdeu o seu Deus?"
Ela humildemente respondeu:
"-Eu, perder o meu Deus? Nunca!".
Ele, então pegou o Terço e disse:
"- Não é este o seu Deus?".
Ela disse: "-Graças a Deus o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada.”.
Ele disse: "-Por que você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia?".
Ela disse: "-Porque a Bíblia não sei ler, e com o Terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no coração."
Ele disse: "-Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?”.
Respondeu tia Joana, pegando o Terço: "-Posso sim. Quando eu pego a cruz, lembro-me que o filho de Deus deu todo o Seu Sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Esta primeira conta grossa me lembra que há um só Deus onipotente. Estas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa outra conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou que é o Pai Nosso. O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e a cada mistério tem dez Ave-Maria, que me fazem lembrar os Dez mandamentos que o Senhor mesmo escreveu na tábua de Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios que são: os cinco gozosos, os cinco dolorosos e os cinco gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar a luta do dia rezo os gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria de Nazaré. No meio dia, no meu cansaço e na fadiga do trabalho, eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o calvário. Quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a salvação a toda humanidade. E agora, me diga onde está a idolatria?"
Ele depois de ouvir tudo isso disse: "- Eu não sabia disso. Ensina-me, Tia Joana, a rezar o Terço!"
             Até então os mistérios contemplados deixavam fora a vida missionária e apostólica de Jesus, a chamada vida pública do Mestre. O Papa João Paulo II foi  realmente muito inspirado ao oferecer à nossa consideração os  “mistérios da luz”.
  • 1º mistério-O batismo de Jesus.  
  • 2º mistério- Jesus se revela nas bodas de Cana.
  • 3º mistério- Jesus anuncia o reino de DEUS.
  • 4º mistério- A transfiguração de Jesus.
  • 5º mistério- Jesus institui a Eucaristia na ceia Pascal. 
           É uma benção e uma ocasião para que rezemos melhor o “terço”.  Tem muita gente que há muito tempo não reza mais esta oração. É uma ótima ocasião para recomeçar.
Em Fátima, Maria pede aos três pequenos pastores que rezem o terço, para a salvação dos pecadores. Em Lourdes, assim também como nos outros santuários, Ela faz o mesmo pedido. Façamos um propósito e comecemos a partir de hoje. Rezar é tão indispensável quanto respirar e alimentar-se. Alimente sua alma contemplando os mistérios da nossa Redenção.
           O Rosário de Nossa Senhora passa a ser constituído agora por quatro conjuntos de mistérios. Para quem tem o hábito de rezar ‘um terço’ por dia, a distribuição dos mistérios na semana ficou assim:
  • Segunda e Sábado - Gozosos
  • Terça e Sextos - Dolorosos
  • Quinta - Luminosos
  • Quarta e Domingo-Gloriosos
           Rezando os mistérios do terço, sob o olhar amoroso de Jesus. Agradecendo as maravilhas que o Pai fez acontecer nela, recebendo as graças do nosso Salvador. Entrego Senhor, todos aqueles que receberem esta mensagem e necessitam de uma GRAÇA ESPECIAL.

Província Brasileira Central