segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Santa das Causas Impossíveis


No dia 22 de maio celebramos Santa Rita de Cássia, padroeira de Nossa Paróquia.

É uma grande Santa conhecida em todo o mundo como a padroeira dos casos desesperados e impossíveis juntamente com São Judas Tadeu.

Rita nasceu em junho de 1381, numa aldeia de Cássia, chamada Roccaporema. Seus pais, Antonio e Amata lhe educaram na lei do Senhor e na prática da caridade fraterna.

Rita sempre trouxe no coração o desejo de viver para o Senhor. Nos documentos para sua canonização está escrito: “Não quero viver senão para o teu amor”.

Casou-se aos 14 anos, com Paulo Mancini. Teve com ele dois filhos: Paulo Maria e João Thiago.

Seu esposo não era temente a Deus, mas com a oração de sua santa esposa alcançou a fé. Quando Rita enfim gozava de Paz no matrimônio teve assassinado seu marido pelos seus opositores. E achados no direito, seus filhos queriam lhe vingar a morte. Mas Rita submete sua fé ao extremo sofrimento pela salvação dos seus filhos, pedindo a Deus que não permitisse que se tornassem assassinos. Foi então que atacados por uma peste faleceram.

Rita ficou sozinha. Seu único conforto seria então o Convento das Irmãs Agostinianas onde pediu refúgio, mas não foi aceita.

Passou quatros anos de sua vida vivendo isolada, reclusa, à procura da vontade de Deus para si, quando percebeu, que tinha que ir além... Foi quando Rita se dedicou em promover o perdão entre a família de Paulo e a família dos assassinos.

Como pode tal situação? Rita sentiu na alma o desejo de cumprir a Palavra do Senhor que ouvira tantas vezes da boca de seu pai: “ Felizes os que promovem a Paz, por que serão chamados filhos de Deus”. E assim se fez. As duas famílias se perdoaram. Terminou então a missão de Rita?

“Por mais que possamos dar, estaremos sempre em dívida do amor”! Era o ensinamento de Amata mãe de Rita a ela.

Os mistérios de Deus são insondáveis. Quando Rita achava ter terminado sua missão o Senhor a chama para a vida religiosa.

Fazendo que por milagre ela seja inserida dentro do convento onde ela não tinha sido aceita. A própria santa atribui este milagre a seus santos protetores: São Nicolau, São João Batista e Santo Agostinho. A partir daí começa uma vida de extrema entrega a Deus e aos irmãos. Como sinal de sua união com Cristo recebe um espinho se sua coroa e oferece seu sofrimento para que a Paz reine na Igreja, nas famílias e no mundo inteiro. Ainda viveu cerca de quinze anos com a chaga e com ela viveram tormentos e êxtases.

Rita faleceu em 1457, aos 76 anos. Sua morte veio acompanhada de muitos milagres e logo se tornou conhecida pelos prodígios. Foi beatificada no ano de 1628 e proclamada Santa na Basílica de São Pedro no dia 24 de maio de 1900 pelo Papa Leão XIII, na presença de uma multidão de fiéis.

Nunca é demais conhecer a história desta grande mulher. Por isso, todo dia 22 de cada mês temos uma missa em honra a Santa Rita. É uma missa onde os devotos apresentam a Deus seu pedido por intercessão de Santa Rita e pedem a Deus a proteção de suas famílias e uma vida de constância no amor e na fé. Nesta Missa são abençoadas rosas para serem levadas pelos devotos.

Para nós fica o retrato de uma mulher amante de Jesus Cristo e seus mistérios. E uma forte gratidão a Deus por inspirar no coração do homem da vivência do amor para a plena construção da Paz. Mas somos também pelo testemunho de Rita animados a buscar o quere de Deus para nossa vida e numa autêntica vivência do evangelho proclamar a bondade do Senhor, que nos tirou das trevas para vivermos na luz maravilhosa (I Pe 2, 9).

Rogai por nós Santa Rita de Cássia para que alcancemos de Deus a misericórdia! Amém!



Clelbiane Santos
Comunidade Católica Sim de Maria

Província Brasileira Central