quinta-feira, 6 de novembro de 2008

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS SANTOS


No dia 1º de novembro celebramos a Solenidade de todos os Santos. Esta festa teve origem no século IV, quando os primeiros cristãos decidiram honrar os Mártires que deram a vida no surgimento da Igreja. Foi inicialmente celebrada no primeiro Domingo depois de Pentecostes, sofrendo sucessivas alterações. Somente em 835 o Papa Gregório IV a transferiu para 1º de Novembro.
Nesta festa, a Igreja militante honra solenemente a Igreja triunfante para render cumulativamente homenagem àquela multidão de santos que povoam o reino dos céus.
“Vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão” ( Ap 7,9).
Estes, para a Igreja são aqueles que atenderam corajosamente o chamado de Deus, e que no ordinário de suas vidas deram testemunho do seu extraordinário amor. Viveram a fundo as promessas que Jesus faz no Sermão da Montanha a respeito das bem-aventuranças, quando fala dos mansos, dos pobres de espírito, dos que sofrem, dos que têm fome e sede de justiça, dos puros de coração, dos pacíficos, dos perseguidos por causa de suas palavras, dos humilhados. “Estes são aqueles que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram suas vestes no Sangue do Cordeiro” (Ap 7,14b). Todos esses receberão como herança o reino de Deus.
Para a Igreja, neste dia, celebrar todos os Santos é fazer ressoar as palavras de São Paulo que nos diz: “A vontade de Deus é que sejais santos” (1Ts 4,3a). É recordar a cada batizado que como filhos de Deus temos por herança o Reino, que nos foi entregue por Jesus, o Santo dos santos.
Por isso, pela fé cremos e professamos que no céu temos uma multidão de irmãos que intercedem por nós para um dia, como eles, alcancemos a glória da vida eterna.

Rogai por nós Todos Santos e Santas de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!



Clelbiane Santos
C. C. Sim de Maria

Província Brasileira Central