sábado, 4 de outubro de 2008

A SAGRADA LITURGIA


Participar da Liturgia, direito e dever de cada cristão.

Celebramos a Eucaristia em obediência ao mandamento do Senhor: “Fazei isto em minha memória”.
Todos nós sonhamos com missas celebradas de forma viva, dinâmica, bem organizada e bem compreendida; Sonhamos com celebrações que promovam a participação ativa e consciente.
Mas o que seria na verdade participação ativa e consciente?
Participa-se ativamente da liturgia quando despojamos de todas as nossas dimensões sejam elas exteriores e interiores, ou seja, participar de corpo e alma. Quanto à participação consciente, é aquela que penetra o ato celebrado, iluminando-nos na busca constante da verdade.
Sendo a liturgia, e de modo especial a Eucaristia, ápice e fonte da vida da Igreja (cf. SC 10), como povo cristão, em virtude do batismo, “como raça eleita, sacerdócio régio, nação santa e povo adquirido” (1Pd 2,9) é nosso direito e dever a plena participação nas celebrações eucarísticas.
A plena participação na liturgia, leva-nos a contemplar a ação misteriosa e maravilhosa de Deus em nós e nos outros em nossa comunidade. Em cada celebração litúrgica, nosso amado Deus nos aguarda, e põe diante de nossos olhos o chamado à missão e ao testemunho.
Precisamos estar atentos à nossa participação no mistério eucarístico, pois, toda a Igreja é chamada a viver o que realiza nos ritos e ao longo do ano litúrgico.
Devemos permitir que o Espírito Santo nos conduza a fim de percebermos todo o amor de Deus por nós. Porque quem se descobre amado e servido pelo Senhor na Eucaristia é também convidado a transformar a realidade em vive em gestos concretos de amor, de acordo com os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo.
Pense: Como está sua realidade? Quais mudanças precisam acontecer?
Vivendo na prática o amor que o Senhor nos faz experimentar, nossos gestos passam a serem frutos de bondade, fraternidade, justiça e serviço na construção do Reino de Deus.
E assim a liturgia torna-se para nós vida e a vida transforma-se em verdadeira liturgia.



Maria Francisca
Coordenadora da Pastoral Litúrgica
Consagrada da Com. Sim de Maria

Província Brasileira Central