sábado, 4 de outubro de 2008

OUTUBRO, MÊS MISSIONÁRIO


O mês de outubro é, para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão Universal. O objetivo é promover e despertar a consciência e a vida missionária cristã, as vocações missionárias, bem como promover uma Coleta mundial para as Missões, para o sustento de atividades de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, sobretudo em países onde os cristãos são ainda uma minoria e as necessidades materiais são mais urgentes. As rápidas transformações econômicas e políticas criam situações novas que penetram na missão.
A nossa sociedade globalizada, neoliberal e capitalista deixa à beira do caminho tantas pessoas que esperam uma “boa e nova notícia”. São elas; os pobres, os marginalizados, os desempregados, as prostitutas, os encarcerados, aqueles que não têm vez nem voz para se defender, os sem-terra e os sem-água que habitam nos sertões etc.
Enfim, tudo que é exclusão e esquecimento é parte prioritária da Missão da Igreja. A Missão hoje é, antes de tudo, uma exigência de radicalidade evangélica, viver o Evangelho perante o mundo e contra o espírito do mundo. Se isto acontecer mesmo só em pequenas e, pobres comunidades de nossa Paróquia retomaremos o entusiasmo e a expansão dos primeiros cristãos.



Fr. Antonio Marcos Damazio,scj.

Província Brasileira Central