sábado, 4 de outubro de 2008

PALAVRA DO PÁROCO


CONVITE A ENTREGA DO DÍZIMO

Onde devo entregar o Dízimo?
Diz o livro do Deuteronômio: “Então, ao lugar que o Senhor, vosso Deus, escolheu para estabelecer nele o seu nome, ali levareis todas as coisas que vos ordeno: vossos holocaustos, vossos sacrifícios, vossos dízimos, vossas primícias e todas as ofertas escolhidas que tiverdes prometido por voto ao Senhor” (Dt 12,11s).
O dízimo pertence a Deus e é no templo que deve ser entregue, ou seja, na comunidade paroquial onde vivenciamos regularmente nossa fé.
Levar um auxílio a um pobre, fazer um donativo a uma instituição beneficente, colaborar com campanhas de solidariedade, contribuir com movimentos de Igreja e/ou movimentos sociais... tudo isso são obras boas e agradáveis a Deus. Mas essas doações não substituem o dízimo e não nos isentam do nosso dízimo mensal, ofertado à comunidade paroquial onde recebemos a Palavra de Deus e os Sacramentos da Salvação.
Portanto, o dízimo deve ser levado à Igreja. Pode ser entregue na secretaria paroquial, ou ser entregue a alguém da Pastoral do Dízimo nas Missas e Celebrações.
Embora haja, em algumas paróquias, o costume de alguns fiéis saírem pelas ruas para receberem o dízimo das famílias, o ideal seria que cada fiel viesse à Igreja trazer o seu dízimo. Os membros da Pastoral do Dízimo podem / devem ir de casa em casa para: levar alguma mensagem da paróquia, entregar o jornal, lembrar o compromisso com o dízimo, etc.
Mas, cada um deveria oferecer livre e alegremente o seu dízimo na comunidade onde vive sua fé.


Pe. Airton Frazner, scj

Província Brasileira Central