sábado, 9 de agosto de 2008

Solidariedade Episcopal








Caríssimo dom Gilberto, bispo da Diocese de Imperatriz. A notícia do falecimento do bispo emérito da Diocese de Imperatriz, Dom Afonso Felipe Gregory, chegou bem no meio do Retiro espiritual do Clero e dos(as) Religiosos(as) da Diocese de Zé Doca. Desde alguns dias acompanhávamos as notícias, infelizmente não boas, da saúde dele com contatos telefónicos e com orações constantes nos momentos de oração e sobretudo durante a Celebração Eucarística.
A notícia da morte nos entristeceu muito.Insistimos ainda mais das orações pedindo ao Bom Deus de receber o querido Dom Gregory na casa do Pai onde há muitas moradas e lugares preparados por Cristo para os seus servos amigos.Continuaremos nestes pedidos.
As lembranças se amontoaram nas nossas mentes, sobretudo na minha memória, relembrando os anos que passei trabalhando no Regional NE 5 ao lado dele.Infelizmento não poderei participar dos funerais por motivos de saúde e de compromissos inadiáveis e urgentes.
Pedi ao Vigário Geral da nossa Diocese de Zé Doca, Mons. Sebastião Lima Duarte, de me representar nas últimas homenagens ao querido Dom Gregory.Peço compreenção cumprimentando os familiares de Dom Gregory, toda a Diocese de Imperatriz e o senhor, Dom Gilberto, que leva a frente o trabalho por ele iniciado nessa Diocese.

Com orações e unidos na mesma fé na Ressurreição de Cristo e também na nossa.


+ Dom Carlo Ellena
Bispo da Diocese de Zé Doca










A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, entristecida, a notícia do falecimento de Dom Affonso Felippe Gregory, bispo emérito da diocese de Imperatriz, no Estado do Maranhão, ocorrido nesta quarta-feira, 6 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor. Vencido pela leucemia contra a qual lutava há quase dois anos, dom Affonso foi chamado para a casa do Pai onde contemplará, eternamente, a face de Deus a quem amou e serviu ao longo de seus 52 anos de ministério presbiteral.
Por quase 20 anos, Dom Affonso serviu à Igreja Particular de Imperatriz onde se destacou pelo amor e atenção a todos, especialmente, aos pobres e excluídos. Exímio sociólogo, prestou relevantes serviços à Igreja do Brasil como responsável pelo Setor Social da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira e Internacional.

Amigo de todos, Dom Affonso gozava da admiração e do respeito de seus irmãos bispos que, nesta hora, pranteiam seu passamento. Anima-nos, contudo, a certeza da promessa do Cristo que disse: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá”. Firmados nesta verdade, protestamos nossos sentimentos de pesar e dor aos familiares de Dom Affonso e à diocese de Imperatriz, agraciada por tão grande pastor que agora descansa no Senhor.
.
.
Brasília, 6 de agosto de 2008
.
.
+Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB





Prezadas irmãs e prezados irmãos da CNBB e da Cáritas,

"Vinde, benditos de meu Pai, recebi por herança o Reino preparado
para vós desde a fundação do mundo. Pois tive fome e me destes a
comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me
recolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso
e vieste ver-me" (Mt 25, 34-36)
Dom Affonso Gregory lembrou estas palavras do Senhor quando
participou na missa de réqieum e na cerimonia fúnebre no dia 15 de
maio de 1997, em Aachen, lembrando o falecido Mons. Norbert Herkenrath, diretor da Misereor e amigo pessoal de Dom Affonso. Este fato é muito expressivo para demonstrar a proximidade da
relação entre Dom Affonso e a Igreja na Alemanha e de forma especial da Misereor. Durante praticamente quatro décadas houve
um intenso intercâmbio entre Dom Affonso e as instituições que ele represantava e a Misereor. Seja como 1° Diretor Executivo e mais tarde Presidente do CERIS, como Presidente da Cáritas Brasileira e da Cáritas Internationalis, em suas várias funções na CNBB e como Bispo de Imperatriz. Dom Affonso sempre nos impressionou com sua força e dedicação para a causa dos mais pobres, sua capacidade de reflexão teórica e
principalmente seu testemunho da fé! Hoje, fazemos nossas as palavras de Dom Affonso na hora
despedida de Mons. Herkenrath, 11 anos anos atrás. Dom Affonso fez da sua vida um exemplo de seguimento das palvaras do Senhor
e motivou inúmeras pessoas a seguí-lo neste caminho. Despedimo-nos de um grande homen e agradecemos pela graça de Deus por ter tido a oportunidade de conhecê-lo e compartilhar com
ele anseios e alegrias.


Em nome dos colegas da Misereor e do Departamento América
Latina:


Dr. Martin Bröckelmann-Simon,
Diretor de Cooperação Internacional


Henrique Brötz,
Diretor Departamento América Latina


Claudio Moser,
Encarregado pelo Brasil



Meu Caro Dom Gilberto.

Por intermédio do Site da CNBB eu fiquei sabendo do falecimento de Dom Affonso Felippe Gregory.
Pelo fato de ter tido a alegria de conhecer Dom Gregory, uno-me a todos que sentem a sua partida aos céus.
Junto com meus sentimentos voltado a sua missão nesta bela diocese de Imperatriz, receba minhas intenções de orações pela vida eterna deste grande pastor do Maranhão.

Oro também a Deus para que possa lhe dar forças para bem dirigir estes funerais e continuar firme na sua missão de pastor.

um grande e forte abraço.



Auricélio Paulino
Parrocchia Ss. Vito, Modesto e S. Maria della Neve



À
V. Ema. Revma.
Dom Gilberto Pastana,


" Deus visitou o seu povo!"


Nós irmãs e colaboradores paulinas, expressamos nossas condolências neste momento que Deus visitou esta Igreja, colhendo seu servo pastor fiel, Dom Affonso Felippe Gregory.
Que agora lá no céu, dom Gregory possa interceder por nós discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos Nele tenham vida.

Nossas sinceras preces e sentimentos,

Irmãs e Colaboradores,

Paulinas



Querido Dom Gilberto,

Caros Sacerdotes,

Queridos diocesanos,

Na impossibilidade de fazer-me presente a este momento tão solene e comovente da família Diocesana de Imperatriz desejo assegurar-lhes minha sincera solidariedade e a certeza de nossas preces pelo repouso eterno de nosso irmão Dom Affonso Felippe Gregory. Sua passagem entre nós, de sábio e dedicado pastoreio, não sem espinhos e às vezes de incompreensões, marcaram de forma definitiva os primeiros passos dessa Diocese e apontaram rumos importantes para o amadurecimento da fé e caminhada do Clero e Laicato do Sul do
Maranhão. Que o Senhor os console e continue a iluminar Dom Gilberto, seu clero e todas as forças vivas da comunidade.

Deus os abençoe e guarde,


+Dom Alcimar Caldas Magalhães
, OFMCap
Bispo Diocesano, Tabatinga - AM




Nota de Solidariedade


O MMC - Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil, lamenta o falecimento de D. Affonso Felippe Gregory, ocorrido neste dia 06 de agosto em Porto Alegre/RS. Que seu exemplo de trabalho junto à sociedade brasileira, em especial junto à Cáritas, permaneça entre nós e nos guie no caminho da construção de um mundo de Justiça e solidariedade. Nos unimos, neste momento de dor, com os familiares e amigos de D. Affonso, manifestando nossa solidariedade e o homenageamos em nome das mulheres camponesas do Brasil.



MMC - Movimento de Mulheres Camponesas





Nota de Solidariedade aos familiares de Dom Affonso Gregory


"Bem aventurados os misericordiosos" (Mt 5,7).

Nós, da Cáritas dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Secretariado Nacional, reunidos em Lages (SC), nos dias 6 a 8 de agosto, recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de Dom Affonso Gregory, pastor e amigo sempre presente nas lutas sociais da Igreja do Brasil, especialmente junto às Pastorais Sociais e à Cáritas, como presidente nacional e internacional.

Queremos expressar a todos os seus familiares nossa solidariedade e nossa oração sincera, na certeza da ressurreição de Dom Affonso. "Cremos na vida eterna e na feliz ressurreição, quando de volta à casa paterna, com o Pai, os filhos se encontrarão".

Lages, 7 de agosto de 2008.

Cáritas PR, RS, SC.

A Cnbb - do Regional Norte2.


Neste momento de despedida e dor, nós estamos solidárias com a Diocese de Impreeatriz pela grande perca de Dom Affonso Felippe Gregory.
Sabemos que foi um grande Evangelizador compromeitdo com o Reino de Deus e aos irmãos a quem foi enviado.
Nossos sentimos a vocês por este acontencimento que o Cristo esteja ao lado de vocês consolando e dando Forças e Esperança.

Ir. Maria Inês. Pelo Regional Norte 2.

Província Brasileira Central