segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

NATAL DE JESUS


         Dia 25 de Dezembro, Sexta-Feira,  celebramos o dia em que a luz do Menino Deus entrou no mundo para iluminar as nossa trevas. Celebramos o dia em que o Eterno entrou no tempo. Celebramos o ( encontro) dia em que o Divino se uniu ao humano no seio na Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa.  Celebramos o amor de Deus, que não se cansa de nos amar (cf. IJo 4,9-10). Celebramos o nascimento de Jesus, o Filho Amado de Deus, o Príncipe da Paz, o Deus Conosco, que não nos abandona.
          “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama!” (Lc 2, 14).  
          No Tempo de Natal celebramos o nascimento e a manifestação de Jesus Cristo, luz do mundo, que vem para iluminar as nossas trevas.
          Na Solenidade do Natal o nascimento do Filho de Deus no meio de nós “na humildade da natureza humana” e na pobreza da gruta de Belém, nos traz o dom de uma vida nova e divina.
          O Tempo do Natal começa com as primeiras Vésperas do Natal (dia 24 ao entardecer)  e termina no Domingo Festa do Batismo  do Senhor.
          A Solenidade do Natal prolonga sua celebração por oito dias contínuos a oitava do Natal, do seguinte modo:
  • dia 26 de Dezembro é a festa de Santo Estevão, o primeiro mártir;
  • dia 27 se celebra a festa de São João, apóstolo e evangelista;
  • dia 28 a festa dos Santos Inocentes;
  • dias 29, 30 e 31 de Dezembro são dias durante  a oitava;
  • dia 1°. de Janeiro, oitava do Natal, se celebra a Solenidade      de Maria Mãe de Deus, na qual se comemora também a  imposição do nome de Jesus.
          No Brasil a Solenidade da Epifania é celebrada no Domingo entre 2 e 8 de Janeiro. A Festa  do Batismo do Senhor  é celebrada no Domingo após a Epafania encerrando o Ciclo de Natal. Na Segunda-Feira a seguir inicia-se o Tempo Comum. 
          Que as celebrações do Natal levem todos nós a refletir e a viver a justiça, a segurança e a caridade fraterna.


Santo e Feliz Natal a todos!

Província Brasileira Central