segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dízimo: Uma questão de Fé, Amor, Gratidão e obediência a Deus e a Igreja


Dízimo é uma questão de Fé em Deus e na Igreja. Eu creio e confio em Deus, e por issso reconheço que a Igreja deve cumprir o mandato de de Jesus "ide, portanto, e fazei que todas as gentes se tornem meus discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo que vos ordenei" (Mt 19,19-20). Por isso, através do meu dízimo, quero contribuir para que a Igrteja forme mais padres, religiosos(as), missionários(as), catequistas, evangelizadores(as), para anunciar a "Boa Nova a todos os povos.

Dízimo é uma questão de Amor a Deus e a Igreja (família de Deus) o próximo. Quem conhece a Deus passa a amá-lo de todo coração, pois Deus é Amor (1 Jo 4,7.8.16) e se sente filho e filha amado(a) de Deus. Quem ama a Deus quer fazê-lo conhecido e amado e com seu dízimo contribui para que o Evangelho de Jesus Cristo chegue aos irmãos e irmãs, através da Igeja.

Dízimo é uma questão de Gratidão a Deus e a Igreja. Quem crê e ama a Deus reconhece que a vida que tem, não a merece, mas é dom do Amor gratuito de Deus. Temos 24 horas por dia de vida recebida de Deus. Tudo que temos e fazemos decorre da vida que recebemos. Por gratidão a esse Deus que me ama e a todos dá a vida, respiração e tudo o mais (At 17,25), eu apresento o meu dízimo na Igreja e partilho os meus bens e dons com os mais empobrecidos.

Dízimo é uma questão de obediência a Deus e a Igreja. Quem crê em Deus o ama. Quem ama a DEus agradece por todas as coisas. Quem agradece a Deus, cumpre o que ele ordena: "Trazei o dízimo integral para o Tesouro, a fim de que haja alimento em minha casa. Provai -me com isto, disse Iahweh dos Exércitos, para ver se eu não vos abrirei as janelas do céu e não derramarei sobre vós bençãos em abundância" (Ml 3,10).
Quem obedece a Deus, deve obedecer também à Igreja. Quem vos ouve (a Igreja), a mim ouve, diz Jesus (Lc 10,16).

Pe. Agenor Mendonça, Scj
Vigário Paroquial

Província Brasileira Central