
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
SANTA MÃE DE DEUS

CELEBRANDO O ANO PAULINO

Ele tinha dois nomes, um para cada ambiente: SAULO, nome judaico (At 7, 58) e PAULO, nome grego (At 13, 9). Ele prefere e assina Paulo, mas Deus o chama de Saulo, nome que determina qual era o seu povo, judeu.Como todos os meninos, judeus da época, Paulo recebeu sua formação básica na casa dos pais, na sinagoga do bairro e na escola ligada à sinagoga.
A formação básica compreendia:- aprender a ler e escrever;- estudar a Lei de Deus e a história do povo judeu;- assimilar as tradições religiosas;- aprender as orações, especialmente os salmos.O método era: pergunta e resposta, repetir e decorar, disciplina e convivência.Além da formação básica em Tarso, Paulo recebeu formação superior em Jerusalém com Gamaliel (At 22, 3). Esse estudo compreendia:
1) A Lei de Deus, chamada Torá, que são os primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O estudo se fazia por meio de leitura freqüente até conhecer tudo de memória.
2) A tradição dos antigos: atualizava a LEI DE DEUS para o povo. Tinha duas partes: o HALAKÁ, ensinava como viver a vida de acordo com a Lei de Deus e o HAGADÁ, ensinava como viver a vida do povo e das pessoas.
3) A interpretação da Bíblia, chamada MIDRSH, ensinava as regras e o jeito de se buscar o sentido da Sagrada Escritura para a vida do povo e das pessoas.
A leitura da Bíblia era o eixo da formação, marcava a piedade do povo. Desde criança (2Tm 3, 15), os judeus aprendiam a Bíblia, era a mãe em casa que cuidava de transmiti-la aos filhos. Assim, desde pequeno, Paulo aprendeu que “toda Escritura é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2 Tm 3, 16-17).O pai de Paulo era dono de uma oficina de tendas e com ele Paulo aprendeu a fabricar tendas (At 18, 3). Este aprendizado iniciava-se aos treze anos e durava dois ou três anos, sob uma disciplina rígida.
O aprendiz trabalhava de sol a sol e Paulo a tudo se submeteu, apesar de não visar ser um trabalhador, mas para administrar a oficina, mais tarde, como proprietário.Paulo sempre foi um homem profundamente religioso, judeu praticante, irrepreensível na mais estrita observância da Lei (At 22, 3), “cheio de zelo pelas tradições paternas” (Gl 1, 14). Esse ideal animou Paulo durante os primeiros 28 anos de sua vida (Fl 3, 5-6), mas chegou o momento de descobrir que observar a Lei não era suficiente para levá-lo até Deus.
Aconteceu então a sua conversão para o Cristianismo. A partir daí, Paulo dedicou sua vida inteiramente a pregar a Palavra de Jesus, estendendo-A para quase todo o mundo antigo. É chamado o “Apóstolo dos Gentios”, pois levou a palavra aos pagãos e não só para os judeus.Uma certeza acompanhou a vida de Paulo: “SEI EM QUEM PUS MINHA CONFIANÇA” (2 Tm 1, 12). E isto lhe dá a convicção: “COMBATI O BOM COMBATE, TERMINEI A MINHA CARREIRA, GUARDEI A FÉ”.
PARÓQUIA SANTA RITA EM ESTADO DE MISSÃO
Seguindo as orientações da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, e da Diocese de Imperatriz, convocamos todos os Batizados da Paróquia Santa Rita a estarem em Estado permanente de Missão.
A V Conferência convida a Igreja-Povo de Deus a assumir e operacionalizar a Missão na sua caminhada paroquial, diocesana e latino- americana como paradigma-síntese de Aparecida, a Missão da Igreja e a natureza missionária de todos os batizados (cf. DA 347), e colocar a Missão no centro de suas atividades pastorais.
A palavra “Missão” sintetiza essa caminhada e, ao mesmo tempo, sintetiza os conteúdos do Documento de Aparecida. Ao impulsionar a Missão universal da Igreja, estamos preparando “uma nova primavera da Missão Ad Gentes” (DA 379).
Operacionalização da Missão
No dia primeiro de fevereiro próximo estaremos fazendo o primeiro encontro de oração e formação missionária. Será no Domingo, das 08:00 às 17:00 horas. Também no dia 07/02, sábado das 13:30 às 18:00 horas.
Vamos programar a partir de março outras datas de formação para todos missionários.
Está sendo entregue uma ou mais folhas para todas as pastorais, movimentos e comunidades de toda a Paróquia, inclusive para o CPP e os CCPs, para relacionarem os seus membros, tirar uma cópia e entregarem na secretaria Paroquial o mais breve possível.
Programamos para retiro e missões no primeiro semestre, às seguintes comunidades:
- dia 15/02, na Rainha da Paz,
- dia 08/03, na Nossa Senhora das Graças,
- dia 29/03, na Nossa Senhora de Guadalupe,
- dia 19/04 , Nossa Senhora do Rosário,
- dia 03/05, na São Francisco de Assis,
- dia 31/05, na Santa Luzia e
- dia 14/06, na São Pedro.
O retiro e a missão serão aos domingos, iniciando com a Missa às 07:00 horas da manhã, onde será conferido o ministério temporário da benção e envio aos missionário, terminando às 17:00 horas.
As comunidades devem se preparar com faixas, cartazes, anunciando a Missão às famílias para que possam acolher a visita dos missionários.
Preparemos-nos com a oração, o jejum e a organização para visitar todas as famílias de nossa Paróquia.
Pe. Agenor Mendonça, scj
Coadjutor Paroquial
O DOCUMENTO DE APARECIDA - O COMPROMISSO COM A MISSÃO

CATEQUESE UMA PRIORIDADE

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

domingo, 8 de fevereiro de 2009
“Quero,com a graça de Deus!”


A Pastoral Vocacional convida a grande família da Paróquia de Santa Rita a responder “Quero” ao chamado de Deus, a exemplo de Pe. Geraldo. Vamos orar e trabalhar pelas vocações. Participe das reuniões no 1º e 3º sábado de cada mês às 18h30min no Centro Pastoral.
"Enviai Senhor, operários à vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos”. (Mt 9,37-38).





quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Bispos pedem paz na Terra Santa
