sábado, 30 de janeiro de 2010

QUARESMA

 
    "Para qualquer festa importante, a gente costuma se preparar. Quanto mais importante a festa, parece que mais tempo leva a preparação. E na preparação já se começa a viver a festa." A frase é do padre João Panazzolo e explica bem o que é a Quaresma: um período de quarenta dias que prepara os cristãos para a festa máxima da Igreja Católica, a Páscoa, quando Jesus Cristo morreu e ressuscitou prometendo vida eterna aos seus seguidores.
    A Quaresma começou na Quarta-feira de Cinzas (posterior ao Carnaval) e se estende até o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Caracterizava-se por um período de jejum, penitência e reflexão.
    A frase está no passado porque muito se perdeu sobre o sentido da Quaresma. Especialmente entre a nova geração. Já quem viveu na primeira metade do século 20, mais precisamente até os anos 60, ainda lembra dos rigores da penitência.
    Mais do que a preparação para um evento importante (a Páscoa), como é encarada nos dias de hoje, a Quaresma era um período de tristeza, dor, luto e penitência. Os padres seguiam ao pé da letra trechos da Bíblia como a Epístola de São Paulo aos Romanos, que diz: "Participamos dos sofrimentos de Cristo para participarmos também da sua glória".
    A imposição dos pais (que por sua vez já vinha de família) marcava as crianças, que acostumaram-se a trocar as brincadeiras e a alegria pela dor e pesar nos quarenta dias da Quaresma, assimilando rituais que muitos até hoje, depois de adultos, não entendem direito para que serviam. Por outro lado, também eram tempos de grande fraternidade e amor pelo próximo.
    Abstinência de carne em toda sexta-feira durante os 40 dias, missas em latim, oração que varava a madrugada, Vias Sacras, nada de festas, bailes, música, barulhos – todas estas imposições rigorosas da Quaresma foram suavizadas no famoso Concílio Vaticano II, realizado nos anos 60, e que promoveu uma verdadeira reforma litúrgica.

Caso deseje obter maiores informações sobre a Quaresma, acesse os links:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2010

Tema: Economia e Vida
Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24c)

 
           O tema da CF-2010 Ecumênica - “Economia e Vida” - foi escolhido a partir de sugestões nascidas da consciência cristã das Igrejas-membro   do   CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Na  Bíblia,   os   pobres   e   todos   os necessitados   estão   no   centro   da   justiça   que   Deus   exige das relações humanas e econômicas. A pobreza é produto de decisões e de políticas humanas. Reverter a situações de extrema necessidade de   um   elevado   número   de   cidadãos   e   cidadãs   brasileiros   é obrigação  inadiável  de uma de uma sociedade como a nossa que aspira a ocupar lugar entre os países mais desenvolvidos do mundo. A   Campanha   quer   contribuir   a   equacionar   a   relação   entre economia,  vida   humana   e   conservação   do  meio   ambiente   vital. Reconhecendo a natureza social e política da economia, a CFE deve avaliar criticamente o sistema econômico hegemônico e as opções  políticas dos governos a partir das condições de vida das pessoas que sofrem pelo perpetuar-se do estado de pobreza e de miséria.
            Em Imperatriz-Ma, a abertura da Campanha da Fraternidade será realizada dia 21 de Fevereiro de 2010, sendo que as todas as comunidades paroquiais sairão em procissão rumo à Catedral de Fátima, onde haverá uma celebração que dará início a Camanha.

INSCRIÇÕES PARA CATEQUESE

 
Estão abertas as inscrições para a catequese!!! 
Você que tem interesse em participar como catequista ou catequisando, compareça a Secretária Paroquial no período de 18 de Janeiro de 2010 a 27 de Fevereiro de 2010 .

"Conhecer, amar e imitar Jesus Cristo, eis toda a virtude e toda a santidade."


Província Brasileira Central