terça-feira, 16 de setembro de 2008

QUANDO A NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM DEUS A PRÓPRIA DOR NOS CONFORTA















O dia 16 deste mês de agosto foi um dia de muita comoção em nossa Comunidade Paroquial, pois a vida de nossa irmã Ileane Oliveira, foi ceifada de forma brutal. Ela foi encontrada morta em sua casa e ainda não se sabe o motivo que levou alguém a cometer esse crime.
Ileane, tinha 23 anos e ficará para sempre em nossos corações, pelo o que foi e pelo que fez. Foi catequista, e coordenadora, por dois anos do Grupo de jovens da RCC, Sim de Maria. Foi amiga de muitos e pelo seu testemunho trouxe jovens para a Igreja e almas para Deus. Sua simpatia e meiguice conquistavam a todos que dela se aproximava.
Pedimos ao Bom Deus que conhece todas as coisas, que nos ensine a olhar tudo com os olhos Dele e nunca percamos a esperança.


Ileane Oliveira
+ 16 de agosto de 2008

PALAVRA DO PÁROCO


O mês de agosto foi rico de acontecimentos para a Igreja de Imperatriz, mais particularmente para nossa Paróquia de Santa Rita:
♦ A morte de nosso Bispo Emérito D. Affonso Felippe Gregory
♦ O mês Vocacional, com ênfase à Semana da Família, com encontros nas comunidades e escolas do Bairro. Uma bela Missa Campal da Família para encerramento.
♦ O Crisma de 79 candidatos com a presença de D. Gilberto Pastana, nosso bispo diocesano.
♦ Durante todo este mês estivemos fazendo reformas no presbitério de nossa igreja e na sacristia.
♦ Também estivemos de luto pela morte violenta de uma de nossas jovens engajadas, a Ileane. Que ela e Dom. Afonso intercedam a Deus por nós.

O Mês de Setembro o que faremos?

♦Vamos começar com a Festa de Nossa Senhora de Nazaré da Lagoa Verde e concluir o mês com a Festa de Nossa Senhora do Rosário aqui no Novo Horizonte.
♦Mês da Palavra de Deus – a Bíblia e mês do Dízimo.
♦Continuam as visitas aos nossos dizimistas com motivação especial para os Grupos de Reflexão em torno da Palavra de Deus.
♦Vamos concluir nossas obras na igreja e contamos com vossa ajuda.
Obrigado pelas doações e pelo dízimo!


Pe. Airton Frazner, scj

A PALAVRA DE DEUS

A Bíblia contém a Palavra de Deus. É o fundamento da nossa fé cristã e, portanto, da Liturgia Dominical e da Liturgia Sacramental.

O mês de setembro é o mês da Bíblia, para relembrar a todos os cristãos este valor fundante e absoluto da Fé e da Igreja: a PALAVRA DE DEUS.
“Aprove a Deus, em sua bondade e sabedoria, revelar-Se a Si mesmo e tornar conhecido o mistério de sua vontade (cf. Ef 1, 9), pelo o qual os homens, por intermédio de Cristo, Palavra feito carne, e no Espírito Santo, têm acesso ao Pai, e se tornam participante da natureza divina (cf. Ef 2,18; 2Pd 1,14). Mediante essa revelação, portanto, o Deus invisível (cf. Cl 1,15; 1Tm 1,17), levado por seu grande amor, fala aos homens como a amigos (cf. Ex 33,11; Jo 15,14-15) e com eles se entretém (cf. Br 3,38), para os convidar a comunhão consigo e nela os receber” (cf. Dei Verbum, 2 – Constituição Dogmática Sobre a Revelação Divina)
.
A Palavra de Deus é Luz que ilumina

“Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” diz o salmista (Sl 118,105). A Palavra de Deus ilumina o nosso caminho e nos dá uma visão além das realidades visíveis, nos conduz no caminho da santidade, na prática do bem comum, da justiça, do direito e no cumprimento dos nossos deveres como cristãos e como cidadãos.

Quando praticada torna a pessoa sábia

O homem, a mulher e a família sábia, prudente e de juízo são aqueles e aquelas que ouvem a Palavra de Deus e a praticam.
Diante das provações da vida (perdas, sofrimento e morte) estas pessoas, estas famílias, não vão desmoronar, não vão se desesperar, pois foram edificadas sobre a rocha que é o próprio Deus que se revela através da Palavra. Estas pessoas, estas famílias, não vão perder a esperança, em outras palavras vão encontrar força e consolo em Deus e descobrir portas de saídas, luzes para todos os sofrimentos e soluções para os seus problemas, pois se tornaram sábias pela leitura e reflexão de Palavra de Deus. (cf. Mt 7, 24-28)..

A Palavra de Deus é Viva e Eficaz

A Palavra transmitida pelos profetas e anunciada por Jesus Cristo, o Filho de Deus, cuja expressão podemos compreender no Salmo 95,7-11, é viva e operante nos fiéis (1Ts 2,13). É esta Palavra que julga (cf. Jo 12,48; Ap 19,13) os movimentos e as intenções do coração do homem e da mulher em sua procura do “repouso divino”.
Ela é eficaz porque produz efeito no coração e na vida do homem e da mulher que escuta, lê e a põe em prática. Produz o efeito da iluminação (cf. Mt 4,16; Jo 5,35; 8,12), da conversão da cura, da libertação (cf. Mt 13,15; Jo 8,3-11; Rm 6,18; Gl 5,1; Cl 1,13; Jd 5; Ap 1,5), da santificação e da paz (cf. Hb 12,14; 1Pd 1,2) e assim o homem e a mulher se tornam perfeitos para toda boa obra (2Tm 3,17).
Aproveitemos então para retomar e leitura e a reflexão da Palavra de Deus a partir do mês de setembro, com mais amor. Leia e reflita Ef 6,10-17; 2Tm 3,14-16; 4,2-5 e Hb 4,12-13.



Pe. Agenor Mendonça, scj
Vigário Paroquial

SEMANA DA FAMÍLIA NA PARÓQUIA SANTA RITA

Dia 10 de agosto, Domingo, aconteceu a abertura da Semana Nacional da família, na nossa Paróquia com a celebração da Missa, onde comemoramos o Dia dos Pais.
A Pastoral da Família coordenou a liturgia dominical e a programação durante a semana com apoio das pastorais e movimentos da Paróquia Santa Rita.
Após a Missa de abertura, houve um farto café da manhã, ao lado da Igreja Matriz, com os pais, e famílias presentes na celebração.
Foram convidados a participarem todas as comunidades da Paróquia
Durante a Semana houve palestras e visitas às famílias, às comunidades e às escolas, dirigidas aos jovens.
Houve vistas a várias famílias no Bairro Santa Rita e no Bairro Bom Sucesso, pelos movimentos FAESC-Famílias Encorajadas Seguindo Cristo e ECVC-Encontros de Casais Vivenciando em Cristo.
As escolas visitadas foram: Raimundo Correia, visitada pela Com. Sim de Maria; João Silva, visitada pelo G. O. Projeto Recomeçar; Newton Borjonas Lobão (CAIC), visitada pela Com. Sim de Maria; Eliza Nunes, visitada G.O. Projeto Recomeçar; Mariana Luz, visitada pela Com. Sim de Maria
Na terça feira dia 12/08, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus falaram sobre a família, o casal Francisco e Iolanda; na Comunidade São José o casal Bira e Valda e na Comunidade N. Senhora de Guadalupe, o casal Áurea e Pedro Julio.
Na missa de quinta feira, dia 14/08, na Matriz Santa Rita, o casal Francisco e Iolanda, apresentaram o tema “Família: Primeira Comunidade Igreja”.
A Missa campal celebrada dia 17/08, às 18h00, no pátio da Igreja Matriz, presidida pelo Pároco Pe. Airton, com a participação das comunidades, foi o ponto culminante, encerrando assim a Semana Nacional da Família (10 a 17/08), na Paróquia Santa Rita.
A coordenação da Pastoral da Família agradece a todos: padres, leigos, pastorais e movimentos que colaboraram nas celebrações e na organização.


SER FAMILIA Escolher e defender a vida


Rosinaldo e Adélia
Coord. Pastoral da Família

DOM AFFONSO GREGORY, ÚLTIMO LEGADO


Ordenado sacerdote em 25 de fevereiro de 1956 e eleito bispo em 8 de agosto de 1979, Dom Affonso Felippe Gregory serviu à Igreja ao longo dos últimos 52 anos nas mais variadas frentes da missão, completando essa constante doação de seu entusiasmo e de sua inteligência, já como Bispo Emérito de Imperatriz, na função de membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social.
Tendo encerrado o longo tratamento a que se submetera no primeiro semestre deste ano e acreditando ter superado o momento mais grave de sua doença, Dom Gregory participou ativamente do encontro Anual da Comissão Episcopal, em Aparecida, nos dias 1º e 2 de julho, contribuindo com sua experiência e sua sólida formação acadêmica.
No dia seguinte ao Encontro, estando em minha casa e devendo voltar a Imperatriz naquela tarde, Dom Gregory, depois de expor muitas idéias sobre a Pastoral da Cultura, demonstrando o entusiasmo e a alegria que esse encargo lhe havia propiciado, quis deixar por escrito algumas de suas idéias, devendo esse escrito guiar de certa forma as ações por ele programadas e que agora procuraremos concretizar.
Esse manuscrito, que ficará guardado na Comissão Episcopal como seu último legado, testemunha o amor de Dom Gregory à missão pela qual deu sua vida, com inteligência, sabedoria e fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo. Sua publicação é a homenagem que a Pastoral da Cultura presta a Dom Affonso Felippe Gregory, que no dia 8 de agosto foi acolhido na Casa do Pai:
Espera-se que possa ser de utilidade à Pastoral da Cultura a definição do que entendemos por cultura. As definições existentes são muitas. Optamos pela que segue: “A cultura é o modo próprio de ser de uma determinada pessoa, família, grupo, comunidade, povo, em cada tempo e lugar”. Assim sendo as culturas são variadas conforme o tempo e lugar. Esse modo de ser se “constrói, se cultiva” ao longo da história pelas formas variadas como as pessoas agem e interagem entre si, se relacionam com a natureza (trabalho) e o transcendente. A. Gaudium et Spes descreve essa ação e interação da pessoa como segue:

“O ser humano desenvolve e aperfeiçoa os seus diferentes dons da alma e do corpo. Procura dominar a terra com seu conhecimento e trabalho. Procura tornar mais humana a vida social, tanto familiar como civil, com o progresso dos costumes e das instituições. Finalmente, exprime, comunica e conserva, por meio de suas obras, suas grandes experiências espirituais e seus desejos de todos os tempos, para o proveito de todo ser humano. Nesse sentido, fala-se de pluralidade de culturas. Das diversas maneiras de utilizar as coisas, de trabalhar e de se exprimir, de prestar culto religioso, de educar, de legislar e de organizar instituições sociais, de progredir no saber e nas artes e de cultivar o belo, nascem a diversidade nas condições de vida e as várias formas de entender o que é bom para o ser humano” (1494).

Os cristãos católicos, fazendo parte das mais diferentes culturas existentes, participam, de um lado, do modo de ser dessas culturas, porém, ao mesmo tempo têm algo diferente, seu modo de ser cristão. Pensam, falam e agem conforme o exemplo e as palavras de seu Mestre Jesus Cristo. Se todos os cristãos pusessem em prática isso o mundo seria bem melhor, pois o Reino de Deus inserido nele o transformaria como o fermento transforma a massa. (Dom Affonso Felippe Gregory, São Paulo, 03.07.08)
Essa compreensão da cultura e do papel que nela devem desempenhar os cristãos católicos é uma pista segura para as ações que a Pastoral da Cultura deve desenvolver daqui por diante. Era desejo de Dom Gregory oferecer ao Episcopado do Brasil uma proposta de reflexão sobre o que ele chamava de “eixos” para o diálogo com a cultura: Fé e Cultura, Pessoa Humana e Cultura, Valores Cristãos e Cultura, Ciência e Cultura, História e Cultura, Ecologia e Cultura. Pretendia pedir aos Regionais e Dioceses a indicação de nomes de pessoas que desenvolvessem esses eixos, fazendo disso uma porta para o diálogo da Igreja com a Cultura.
Junto ao Pai, no seio de Quem se encontra, Dom Affonso Gregory há de interceder pelos pobres a quem dedicou sua vida, pela justiça com a qual esteve sempre comprometido e por esse diálogo que tanto o fascinou em seus últimos tempos entre nós.
Que Deus abençoe! O trabalho que deve continuar.




Affonso Felippe Gregory
* 06/02/1930 + 08/08/2008




Dom Orani João Tempesta, OCist
Presidente da ComissãoEpiscopal Cultura, Educação e Comunicação Social

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Parabéns aos Coroinhas e Catequistas!













Todos os anos no mês de Agosto lembramo-nos de modo especial as Vocações. Nesse último dia 31, domingo, comemoramos o dia do catequista. Pela manhã foi realizada uma missa em homenagem a esses leigos tão preciosos a Igreja, logo mais foi oferecido um café da manhã aos catequistas da Paróquia de Santa Rita e Comunidades vizinhas.


À noite, já às 19h, celebramos a Consagração de doze Acólitos (Coroinhas) da Matriz de Santa Rita. Esses jovens, em oração, doaram-se por inteiro a igreja e ao serviço da evangelização, foram eles os seguintes consagrados: Hugo Yasser, Bruno Felipe, Mayara, Monithele, Raymara, Ana Karoline, Harralyane Wodhyle, Elielda Morais, Nelson Costa, John Erik, Mateus e Lucas Vinicius.

Após a Homilia, os acólitos um a um receberam das mãos de nosso Pároco Pe. Airton Franzner as suas respectivas túnicas e um crucifixo que passa a indicar o ato de entrega pessoal a Deus.



Peçamos ao Pai Celestial que nossos jovens, agora consagrados, possam servir de corpo alma e espírito a Santa Eucaristia do Senhor assim como fez São Tarcísio padroeiro dos Coroinhas e defensor de Jesus Eucarístico, que morreu pelo corpo de Cristo segurando-o até a morte.




Parabéns aos Catequistas, aos Acólitos e a todos os leigos engajados na messe do Senhor. Agradecemos ao criador por vossa existência e por vosso serviço.

São Tarcísio – Rogai por Nós!

Que o Sagrado Coração de Jesus

Abençoe a todos...

Hugo Yasser

Coroinha e Vocacionado, Scj

Província Brasileira Central